3. Recursos

O SCBR oferece uma gama de recursos para auxiliar na simulação de cenários de contaminação e dar apoio ao gerenciamento […]

O SCBR oferece uma gama de recursos para auxiliar na simulação de cenários de contaminação e dar apoio ao gerenciamento ambiental de áreas impactadas e remediação dessas áreas. Alguns dos recursos que o usuário encontrará no SCBR são descritos a seguir. 

3.1 Banco de dados

Para o armazenamento de informações, o SCBR conta com dois bancos de dados: a Base de Dados Mestre e a Base de Dados Específicos. 

A Base de Dados Mestre contém um banco de dados físico-químico, toxicológico e hidrogeológico disponível para todos os arquivos .scbr criados no computador do usuário. Essa base de dados conta com dados de 1395 compostos de interesse encontrados nos seguintes produtos: Álcool, Combustível, Gasolina Brasileira, C5+, Gasolina Pura, Nafta e Óleo Diesel. Além disso, ela contém os valores das propriedades físicas de 8 diferentes tipos de solo e os parâmetros toxicológicos de todos os compostos químicos catalogados. O usuário tem a possibilidade de adicionar novas informações ou editar as existentes, como as características das substâncias químicas (benzeno, tolueno, etc.), dos produtos (gasolina, etanol, etc.), tipos de solo e dados hidrogeológicos. 

Por outro lado, a Base de Dados Específicos corresponde ao banco de dados do arquivo de simulação em que o usuário está trabalhando. Os arquivos salvos nessa base de dados ficam disponíveis somente no novo arquivo criado, independente do computador em que for aberto. Ao criar uma simulação, o SCBR automaticamente gera uma Base de Dados Específicos do arquivo similar à Base de Dados Metre existente no computador do usuário.

Caso necessário, SCBR permite importar ou exportar dados entre a Base de Dados Mestre e a Base de Dados Específico do arquivo aberto (criado para uma nova simulação).

3.2 Legislação Ambiental

Para auxiliar o usuário no Gerenciamento de Áreas Contaminadas, o SCBR apresenta o comando de “Legislações Ambiental”, que apresenta as principais legislações ambientais referentes ao tema.

Comando Legislação Ambiental do item Ajuda.

3.3 Inspetores

O comando Inspetores, no Módulo Resultado, permite que sejam obtidas informações sobre os resultados das simulações em pontos ou regiões específicas do domínio de simulação. Existem três tipos de inspetores: Inspetor de Ponto, Inspetor de Polilinha e Inspetor de Área. Os resultados de interesse podem ser visualizados através de gráficos no mesmo módulo.

Inspetor de Ponto.

Exemplo de simulação de trajetória de partícula.

3.4 Mapas e Gráficos

Grande parte dos resultados de um cenário de contaminação simulado podem ser visualizados por meio de mapas e gráficos disponibilizados no Módulo Resultados. Os mapas e gráficos gerados pelo SCBR são apresentados a seguir.

Mapa de Velocidade

Apresenta a direção, o módulo e o sentido do vetor velocidade.

Mapa de Velocidade.

Mapa de Grade

Apresenta a malha (volumes de controle) definida para o domínio de simulação.

Mapa de Grade.

Mapa Potenciométrico

Apresenta o campo potenciométrico através de curvas isopotenciométricas.

Mapa Potenciométrico.

Mapa de Concentração

Para cada contaminante simulado na fase dissolvida é apresentado um mapa de isoconcentração que varia com o tempo de simulação.

Mapa de Concentração.

Mapa de Concentração de Exposição

Referente à concentração medida no meio (água subterrânea, solo subsuperficial e solo superficial) utilizada no cálculo do risco à saúde humana.

Mapa de concentração de exposição de tolueno na água subterrânea.

Mapa de concentração de exposição de benzeno na água subterrânea

Mapa de Risco Carcinogênico e Não Carcinogênico

Mapas gerados a partir do cálculo do risco à saúde humana. O SCBR gera três tipos: Total (carcinogênico e não carcinogênico, considerando múltiplas rotas de substâncias químicas), Meios Contaminados (múltiplas rotas e substâncias químicas) e Receptores (múltiplas rotas e substâncias químicas).

Mapa de risco carcinogênico total.

Mapa de Risco Carcinogênico Total* simulado.

Mapa de Concentração Máxima Aceitável (CMA)

O SCBR disponibiliza dois tipos de mapas de CMA, para cada unidade de exposição delimitada pelo usuário no domínio de simulação: relação entre Concentração / CMA Crítica e CMA Crítica. No primeiro tipo (Concentração / CMA Crítica) é possível visualizar quantas vezes (escala logarítmica) a concentração inserida pelo usuário (módulo Risco) está acima ou abaixo da CMA crítica (concentração máxima aplicável), já o segundo mapa, a menor CMA (crítica) calculada pelo SCBR de determinada SQI no meio considerado.

Mapa Concentração/CMA crítica.

Mapa CMA crítica.

Mapa de Condutividade Hidráulica

Considera a heterogeneidade do aquífero a partir de diferentes valores de condutividade hidráulica inseridos nos pontos de análise, criando o mapa pelo método do vizinho mais próximo.

Mapa de condutividade hidráulica.

Mapa da Porosidade Efetiva

Assim como o mapa de condutividade hidráulica, considera a heterogeneidade do aquífero a partir de diferentes valores de porosidade efetiva nos pontos de análise.

Mapa de Porosidade Efetiva.

Mapa de Coeficiente de Decaimento

Apresenta o coeficiente de decaimento de uma determinada substância.

Mapa de Coeficiente de Decaimento.

Mapa de Retardo

Calculado a partir de parâmetros hidrogeológicos do solo e físico-químico da SQI, contido no banco de dados do SCBR.

Mapa de Retardo do Benzeno.

Mapa de Velocidade da água subterrânea (componente X e componente Y)

Mapas de velocidade da água subterrânea (m/ano) na direção x (direção X é o eixo paralelo à largura da área de simulação) e y (direção y é o eixo paralelo à altura da área de simulação).

Mapa de velocidade de água subterrânea – Componente X

Mapa de velocidade de água subterrânea – Componente X

Técnicas de Remediação

O resultado da implementação das diferentes técnicas de remediação, sozinhas ou combinadas, são exibidas de acordo com o tempo de simulação.

Mapa de Cubagem

Apresenta as camadas de solo com seus respectivos intervalos na profundidade “z”. A cada camada são apresentados os seguintes mapas: mapa total (Figura 3-21), que representa uma estimativa da área a ser cubada, e que é delimitada a partir de todas as substâncias presentes no solo da camada analisada (B e C); e mapa de concentração no solo para cada substância (D).

Gráficos de Inspetores

Através de um Inspetor é possível gerar gráficos de concentração de uma determinada substância em função do tempo, por meio de um inspetor de ponto, gerar gráficos dos resultados de simulação em função da distância, através de um inspetor de polilinha, e gerar gráficos a partir de valores em um determinado tempo de simulação (Valor na Distância), máximos (Máxima), mínimos (Mínima) ou médios (Média) em toda a área.


Concentração de Benzeno em função do tempo do Inspetor de Área.

Gráfico Mídia não-saturada

Para simulação da Mídia não-saturada (volatilização e lixiviação) existe a opção de gerar gráficos dos resultados do solo, no qual é possível visualizar a variação das concentrações das substâncias químicas ao longo do tempo decorrente do processo de lixiviação, abaixo da fonte de contaminação até o nível do lençol freático; e do ar, com gráficos que mostram a concentração das substâncias químicas no ar ao longo do tempo, resultante do processo de volatilização.

3.5 Relatório

O SCBR conta um comando de Assistente de relatório, que permite ao usuário gerar um relatório com todos os dados de entrada e com todos os resultados gerados a partir das simulações realizadas. A estruturação do relatório segue a sequência dos módulos no SCBR. Através de uma sequência de janelas, o usuário seleciona ao informações que irão compor o relatório, tais como:  

  • Formato de Saída: escolha do formato, nome e pasta do arquivo a ser gerado (.pdf ou .xml);  
  • Configura Páginas do Relatório: para de cabeçalho (opcional) e título do relatório;  
  • Anotações do Relatório: permite adicionar anotações para cada elemento disponível;  
  • Dados de Estudo: informações referentes à identificação, georreferenciamento, domínio e tempo de simulação;  
  • Dados do Ambiente: referente à caracterização dos elementos do ambiente;  
  • Dados do Plano de Amostragem: mapas e áreas de amostragem;  
  • Dados do Risco: dados de entrada e resultados do risco à saúde humana e das concentrações máximas aceitáveis (CMA);  
  • Dados da Remediação: dados de entrada e caracterização dos elementos de remediação;  
  • Dados do Resultado: resultados e mapas da simulação do fluxo, cubagem e gráficos gerados;  
  • Dados dos Inspetores: caracterização e resultados obtidos nos inspetores (ponto, polilinha e área) presentes no domínio de simulação. 

3.6 Módulos

Os principais comandos do SCBR estão agrupados em 6 diferentes módulos (Estudos, Ambientes, Amostragem, Risco, Remediação, Resultados), organizados de acordo com as etapas que se segue no gerenciamento ambiental de uma área contaminada. Esse recurso facilita a configuração do cenário de simulação que se deseja e na avaliação dos resultados da simulação. 

Módulos do SCBR.

  • Módulo Estudo

O Módulo Estudo é destinado ao fornecimento de informações gerais do cenário da simulação. Neste módulo é possível registrar informações gerais do estudo (como o título, responsável, data, local, observações e requerente), informações a respeito do mapa de base e as coordenadas georreferenciadas da área de estudo e observações sobre o estudo que serão incorporadas ao relatório gerado pelo SCBR. O módulo estudo é também onde é configurado o tamanho e a orientação da área onde será feita a simulação e os parâmetros referentes à evolução temporal do estudo.

Modulo Estudo.

  • Módulo Ambiente

No Módulo Ambiente são criados e configurados os elementos que vão compor o cenário de contaminação. Neste módulo são inseridas informações hidrogeológicas da área, pontos de análise, fontes de contaminação, obstáculos presentes no domínio de simulação e regiões de interesse no mapa. 

Módulo Ambiente.

  • Módulo Amostragem

O Módulo Amostragem tem como objetivo assegurar a obtenção de informações confiáveis a respeito da existência, concentração e distribuição de determinadas substâncias na área investigada, de acordo com o objetivo da fase de investigação. Nesse módulo, o usuário poderá ter acesso às principais configurações da área de amostragem (delimitação), do meio avaliado (solo ou água subterrânea), do esquema de distribuição (amostragem direcionada, aleatória simples, aleatória estratificada e sistemática) e às observações referentes à amostragem. De acordo com o tipo de esquema de distribuição selecionado, o usuário poderá adicionar/alterar a posição do ponto de amostragem e a sua profundidade em relação ao nível do terreno ou poderá definir o número de pontos de amostragens desejados e permitir que o SCBR calcule um plano de amostragem. 

Módulo Amostragem.

  • Módulo Risco

O Módulo Risco é destinado ao cálculo e geração de mapas de risco à saúde humana e de Concentração Máxima Aceitável (CMA). Neste módulo são fornecidas informações referentes à norma adotada, aos receptores, aos contaminantes nos meios avaliados (solo superficial, subsuperficial e/ou água subterrânea) e às vias de ingresso. Como resultado, o SCBR calcula e gera mapas de riscos carcinogênico e não carcinogênico e mapas de CMA Crítica e de relação Concentração / CMA Crítica.

Módulo Risco

  • Módulo Remediação

O módulo Remediação tem como objetivo a simulação das principais tecnologias de remediação sobre áreas impactadas, a fim de auxiliar na tomada de decisão sobre a técnica mais adequada de ser aplicada. Este módulo conta com 5 técnicas: bombeamento, barreiras lineares, barreiras poligonais, áreas reativas e áreas de cubagem.

O comando de áreas de cubagem é uma ferramenta do SCBR com objetivo de estimar o volume de solo contaminado a ser retirado por escavação e posterior destinação final, por exemplo. 

Módulo Remediação

  • Módulo Resultado

No módulo Resultados são apresentados os resultados das simulações do SCBR através de mapas e gráficos e informações pontuais. Além disso, este módulo conta com uma barra de “Tempo de Simulação”, que permite visualizar a evolução de um cenário simulado em função do tempo. O deslocamento do cursor da barra, para direita ou esquerda, permite visualizar o comportamento das plumas dissolvidas na água subterrânea ao longo do tempo. A caixa de texto também pode ser utilizada para visualizar um tempo específico. Também é possível testar ações que alteram o cenário simulado em um momento posterior ao início da simulação, sendo muito útil para testar a aplicação de determinada ação corretiva, ou uma sequência destas.

Módulo Resultados

Rolar para cima