Bacias de Contenção

1. Introdução O estudo sobre a impermeabilização das bacias de contenção de áreas de armazenamento de combustíveis de Terminais da […]

1. Introdução

O estudo sobre a impermeabilização das bacias de contenção de áreas de armazenamento de combustíveis de Terminais da TRANSPETRO foi realizado após uma ampla discussão entre o Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (PETROBRAS), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e os órgãos de controle ambiental, na qual solicitavam que as bacias de contenção fossem impermeabilizadas de forma a atender à NBR 17505-2:2015. Essa norma relaciona a permeabilidade do piso da bacia e das paredes laterais do dique com a permeabilidade à água. Contudo, os estudos específicos realizados demonstraram que os solos argilosos submetidos à infiltração dos combustíveis possuem coeficientes de permeabilidade diferentes aos obtidos em ensaios com água, dependendo do tipo de argilomineral presente no local.

Assim, os critérios estabelecidos pela NBR 17505-2 apontaram que não são suficientes e seguros para garantir a impermeabilização de bacias de contenção. O estudo concluiu que a tomada de decisão sobre a impermeabilização das bacias de contenção deveria ser avaliada para cada local específico, em função do tipo de combustível, solo e bens a proteger.

Além disso, foi demonstrado que a impermeabilização com concreto e geomembrana não garantem a total impermeabilização. Assim, por meio de modelagem matemática e os resultados de campo específicos de cada local, foram definidos tempos de resposta da ação de emergência para cada bacia de contenção e a impermeabilização foi realizada somente para os locais de alto risco ambiental.

Esta abordagem gerou uma economia de milhões de reais para a TRANSPETRO, garantindo a proteção ao meio ambiente e assim resultou no Prêmio PETROBRAS de Tecnologia – Categoria Mestrado.

Desse projeto, surgiu o e-book Avaliação da eficiência de impermeabilização de bacias de contenção em áreas petrolíferas. Publicado em 2020 pela editora UFSC, o livro digital conta com um total de 7 capítulos que abordam os seguintes temas: Bacias de contenção de tanques aéreos, permeabilidade em meios porosos, fluxo e transporte de LNAPL através da zona não saturada, métodos de caracterização do solo das bacias de contenção e estudos de caso.

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